Como escolher o pneu correto para seu veículo

Como escolher o pneu correto para seu veículo

Já falamos em um post resumido sobre a importância de escolher o pneu certo para seu carro. Você pode conferi-lo aqui. Não custa nada relembrar da importância de se utilizar o pneu correto para seu veículo, afinal ele é uma peça importantíssima para ter estabilidade e capacidade de frenagem. Qualquer alteração ou problema no corpo do pneu pode trazer grandes complicações na hora de dirigir. Assim, vamos explicar toda informação que consta no pneu para que você fique atento na hora da escolha, podendo cobrar de quem fez a troca se realmente está correta para seu veículo.

Quando é o momento certo para fazer a troca dos pneus? 

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) exige a troca do pneu assim quando os sulcos atingirem a profundidade de 1,6 milímetros. A regra também vale se apenas. Você pode verificar o desgaste quando os ressaltos posicionados no pneu estiverem em contato com o solo, estes ressaltos são chamados de T.W.I (Tread Wear Indicator). Caso eles estejam em contato com o solo, está na hora de substituir o pneu, pois ele já perdeu sua eficiência podendo trazer risco para você na hora de dirigir. E se por acaso notar deformações no corpo do pneu, substitua o quanto antes, pois a estrutura do pneu pode estar comprometida.

O que significam todas aquelas letras e números? 

Para saber qual o tipo de pneu ideal para o seu carro é necessário saber as medidas corretas indicadas pela fabricante do veículo. Utilizar medidas fora do padrão correto pode ocasionar sérios danos ao veículo, comprometendo peças e equipamentos. Você saberia dizer o que são essas medidas? 195/ 55 R 16 87 V? Ou estas DOT J3EX (4208)?

Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas interpretar estas medidas é mais fácil do que parece. Confira na imagem logo abaixo:

Como escolher o pneu correto para seu veículo

Essas são medidas que variam de acordo com os pneus. O 195 é uma medida em milímetros que representa a largura do pneu, convertendo para centímetros o pneu tem 19,5 cm de largura. O 55 serve para nos indicar a altura do pneu, do aro até a banda de rodagem, essa altura é 55% da largura do pneu, 55% de 19,5 é igual 10,725 centímetros de altura. O R indica que o pneu é radial, atualmente todos os carros utilizam este tipo, um tempo atrás tínhamos no mercado o tipo longitudinal também. O 16 é a medida da roda do carro, que é utilizada em polegadas que no caso seria um aro 16”. Logo em seguida tem o 87 que representa o fator de carga do pneu, o peso que o pneu suporta, que no caso seriam 545 quilos. E por último temos o índice de velocidade máxima que o pneu suporta sem se degradar, o V indica que o pneu suporta até 240 Km/h.

Mas não se engane achando que acabou. Existem outras medidas importantes que você precisa conhecer como por exemplo a data de fabricação do seu pneu. Você já reparou no código DOT que vem no pneu?

Como escolher o pneu correto para seu veículo

 

O código DOT é seguido por letras e números que representam a fábrica onde o pneu foi construído (J3EX) e quatros números que informam quando o pneu foi fabricado. Os dois primeiros números indicam a semana que o pneu foi construído logo os outros dois indicam o ano que foi, aqui vemos que este pneu foi feito na 42° semana do ano de 2008.

Como escolher o pneu correto para seu veículo

Outra grande dúvida da maioria dos motoristas é como saber a durabilidade do pneu. Essa resposta está na maioria deles escrito Treadwear essa medida varia de 60 a 700, quanto maior o Treadwear maior a durabilidade dos pneus. Traction é capacidade de frenagem do pneu indo de AA a C. O código AA é a maior capacidade possível e C a menor. Existe também o índice de temperatura que o pneu suporta e consegue dissipar, indo de A a C. A é a nota mais alta e C a mais baixa. Porém, este indicador só se aplica a pneus utilizados de maneira correta, excesso de peso e velocidade podem esquentar o pneu mais rápido, causando sua degradação precoce.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *