Na hora de comprar o seu carro surge aquela dúvida, álcool ou gasolina? Ou melhor por que não os dois? Um motor flex funciona de maneira igual a um motor monocombustível. Com a oscilação constante dos preços dos combustíveis, optar por álcool pode parecer uma vantagem, porém, diversas dúvidas podem surgir em relação ao desgaste do motor ou outros mitos como por exemplo de o carro viciar em apenas em um combustível.
O motor flex possui regulagem intermediária para queimar a gasolina e o álcool. Ao contrário do que muita gente imagina, o carro flex conta apenas com um tanque de combustível. Álcool e gasolina produzem queimas diferentes, ambos combustíveis necessitam de temperaturas e quantidades de oxigênio diferentes para o bom funcionamento.
O motor flex funciona da seguinte maneira, um sensor detecta a mistura do combustível e ajusta eletronicamente a injeção. Sendo assim, seja somente com gasolina ou álcool ou uma mistura dos dois, uma programação eletrônica através de algoritmos matemáticos faz com que o motor ofereça o melhor rendimento para aquela mistura.
Alguns donos de primeira viagem de carros flex acreditam que o primeiro abastecimento precisa ser obrigatoriamente com gasolina, porém isso não é verdade o motor do carro flex é desenvolvido para trabalhar com qualquer um dos combustíveis ou a mistura de ambos. Outra grande dúvida é sobre a durabilidade do motor flex, se acreditava até um certo tempo atrás que o motor flex tinha uma durabilidade inferior comparado ao motor normal, o que é comprovado que não é verdade o motor foi desenvolvido para usar ambos combustíveis, a durabilidade é a mesmo de um motor monocombustivel, o que pode vir a acontecer é, a utilização de combustíveis adulterados vir a degradar e diminuir a vida útil do motor do seu carro.
No mais, fique sempre atento aos prazos de revisões a manutenções preventivas do seu veículo. E se restar alguma dúvida não hesite em entrar em contato conosco.
Leave a Comment