Financiamento de veículos: Conheça as modalidades mais utilizadas

Financiamento de veículos: Conheça as modalidades mais utilizadas

 

O carro se tornou um item indispensável no dia a dia do brasileiro. Seja para ir para o trabalho, deixar os filhos na escola, viajar… enfim existem inúmeras utilidades para ele, assim como muita oferta para sua compra. Mas sempre que pensamos em comprar um carro ou trocá-lo por um modelo melhor ficamos com uma dúvida: qual o melhor tipo de financiamento? CDC? Leasing ou o consórcio?

Esses são as três principais maneiras de se adquirir um carro no Brasil. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens e por isso é importante entender um pouco melhor cada uma.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Esta é a modalidade mais comum utilizada para se financiar os veículos. Muitas concessionárias possuem ligação direta com os bancos. Assim conseguem obter valores melhores na hora de financiar o veículo.

Outra opção seria fazer um empréstimo no banco de sua escolha e usar o dinheiro na compra carro. A vantagem que tem mais destaque nessa modalidade é a agilidade na hora de retirar o veículo sendo que em poucas horas você já pode sair rodando com ele, no seu nome.

A desvantagem é que se não prestar atenção pode acabar pagando um carro e meio. Vale ficar atento as taxas de juros altíssimas que infringem o código de direito do consumidor. Além disso você irá precisar lidar com a burocracia e corre o risco de ter seu financiamento negado.

Leasing

O Leasing funciona da seguinte maneira: O banco ou financiadora compra o veículo e “aluga” ele para o cliente, assim ele paga uma mensalidade em forma de aluguel. A vantagem do Leasing é que o cliente pode escolher diversos detalhes do carro ou do financiamento como a cor, detalhes, valor da parcela, tempo de financiamento.

A desvantagem do Leasing é que o veículo fica no nome do banco e só será passado para o seu nome depois de todas as parcelas referente a este aluguel serem quitadas. E a quitação antecipada só pode ser feita após três anos de contrato. Além de o usuário do veículo ter que arcar com todas as despesas de manutenção, consumo e seguro do veículo.

Consórcio 

Consórcio é o tipo mais vantajoso em aspectos financeiros. Você paga um valor reduzido por mês junto com outros participantes deste consórcio. Então mensalmente, em alguns consórcios, é sorteado o veículo para uma pessoa do mesmo grupo ou você pode dar um lance para adquirir o bem.

Mesmo depois de ser sorteado você continua pagando o consórcio, até o prazo acabar. A desvantagem do consórcio é que você pode ter que esperar um longo período de tempo para ser contemplado com o veículo. Ou se desistir ter que esperar o final do consórcio para recuperar o dinheiro.

Então se você não tem pressa em adquirir seu veículo com certeza o consórcio pode ser uma excelente opção. Sempre procure administradoras de confiança para que você possa obter o melhor tipo de consórcio de acordo com seu desejo.

Conclusão

Ter o próprio carro é muito bom, a dica é sempre que possível comprar à vista o veículo para conseguir o melhor desconto. Se não optar por uma das três formas apresentadas acima. Não importa qual a forma escolha escolhida, esteja sempre atento aos jurus que lhe serão cobrados para que você não acabe se endividando.

cta siga bem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *