As palhetas são consideradas item de segurança e por isso é preciso estar atento às condições de uso do equipamento.
A chegada do inverno colabora intensamente para um maior desgaste das palhetas. As chuvas mais frequentes ampliam o uso da ferramenta, assim como o frio intenso ajuda a ressecar a borracha e por isso é preciso conferir constantemente o funcionamento das palhetas.
Não há um prazo específico para a troca. Ela deverá acontecer sempre que a palheta estiver apresentando mau funcionamento. Facilmente você detectará quando o item não for mais eficiente já que ele apresenta sinais claros de desgaste.
Entre as principais características estão as rachaduras e empenamento da lâmina de borracha. Esses sintomas refletem imediatamente no uso e será possível perceber que a limpeza já não acontece de forma completa. Outras características de desgaste são o ruído ou a trepidação feita pelo item durante o uso. Além disso, o desgaste da palheta também provoca danos ao vidro do carro como a formação de faixas e riscos.
Apesar de o equipamento ter um baixo custo de investimento, alguns cuidados podem prolongar a vida útil da palheta. Na limpeza do veículo, por exemplo, é recomendado usar pano umedecido com produtos neutros. Evite usar produtos que possam intensificar o processo do ressecamento como querosene ou álcool. É indicado esguichar um pouco de água no vidro antes de usar a palheta. Assim, a água ajudará a limpar a sujeira acumulada e evitar fissuras no vidro e na palheta. Também confira a posição de seus esguichos garantindo que eles tenham a melhor eficiência.
Dica
Uma forma bastante efetiva de aumentar a duração da borracha da palheta é acrescentar ao reservatório da água do para-brisa algum aditivo específico de limpeza para os vidros. Com ele o esforço da borracha será menor por facilitar a limpeza.
Leave a Comment