Você sabe para que serve um Scanner automotivo? Next item Serviços para linha pesada

Você sabe para que serve um Scanner automotivo?

Desde que a injeção eletrônica se popularizou no Brasil, no final da década de 90, muitas oficinas mecânicas fecharam as portas por falta de adaptação dos profissionais às novas demandas de reparação de veículos. Isso porque, a partir deste momento, não bastava só entender de mecânica pura. Sem um conhecimento mínimo de eletroeletrônica não é mais possível fazer a reparação de automóveis de maneira eficiente. No mundo da manutenção automotiva moderna, a oficina que quer oferecer um serviço de qualidade, com comprometimento com o cliente e agilidade no processo, investe em um scanner automotivo.

O que é

O scanner é a ferramenta de diagnóstico que proporciona ao profissional de reparação automotiva a rápida identificação do problema e seu reparo. Imagine que você liga o carro e uma luz estranha acende no painel. Essa luz pode indicar uma quantidade incontável de problemas e, por isso, uma busca cansativa por parte do profissional para descobrir onde está o erro e realizar o reparo. Com o scanner automotivo, o mecânico irá conectar o equipamento à uma entrada do automóvel e o scanner fará o diagnóstico, indicando um código que mostra qual o tipo de problema que o carro possui e as possíveis soluções. Com alta funcionalidade de diagnóstico e projetado para uma operação rápida e fácil, nenhum detalhe passará despercebido após o diagnóstico com scanner no seu veículo.

O scanner tornou-se indispensável para um diagnóstico preciso dos sistemas eletrônicos de um automóvel. Atualmente os veículos possuem uma eletrônica avançada e moderna e os sistemas de injeção de combustível contam com módulos eletrônicos que precisam ser acessados de alguma maneira. A comunicação com estes componentes deve ser realizada através de um software, e é com isso que os scanners contam. O scanner automotivo rastreia todos os pontos do veículo, gerando códigos computadorizados e correlacionando estes códigos aos problemas.

Ao conectar o scanner ao carro, ele receberá informações do sistema e o histórico de falhas, possibilitando ao profissional que opera o scanner saber se os sensores do veículo estão trabalhando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante, e assim estabelecer uma correção (inclusive através do próprio scanner).

Alguns exemplos de leitura que os scanners fornecem do veículo são: dados de consumo, temperatura do carro, rotação do veículo, carga da bateria, pressão do combustível, água do radiador, distância percorrida e temperatura ambiente.

Leitor de Código de Erros X Scanner Automotivo

Scanner digitalUm leitor de código de erros também é um dispositivo para diagnóstico automotivo, que opera de uma maneira um pouco mais simplificada. Ele se conecta a uma porta OBDII do painel e informa qual é o código de erro de um veículo. Através do código de erro, o mecânico deve identificar qual é o problema e realizar a manutenção. Em alguns casos, através do leitor, ele pode escolher limpar o código e realizar alguns testes básicos no veículo. Basicamente, um leitor de código de erros, como o nome já diz, é uma ferramenta de leitura de código, não fazendo uma via dupla de comunicação com seu veículo, o que o torna limitado em termos de funcionalidade.

Já o scanner, projetado para uso em oficinas mecânicas modernas, fornece um conjunto robusto de ferramentas para testes e diagnósticos. Apresenta um nível de complexidade mais avançado e além de informar a codificação do erro, ele faz um diagnóstico baseado em todos os dados emitidos pelo carro. Pode, inclusive, reunir uma base de dados a respeito dos problemas anteriormente ocorridos no veículo. O Scanner realiza a via dupla de comunicação com o automóvel, estabelecendo contato com os sistemas do veículo e enviando sinais para os sensores, possibilitando testes e relatórios. Além de acessar o código de erros, um scanner automotivo também pode acessar e controlar sistemas suplementares, como o sistema ABS e o sistema de controle de tração.

Exemplo: Um leitor de código de erros vai conseguir informar por que sua luz da injeção está acesa, mas apenas com um scanner você terá uma leitura completa de dados dos sensores, códigos de erros registrados na memória, códigos pendentes, verificações em tempo real e possibilidade de testes complexos. Essa característica promete diagnóstico e reparação de forma mais ágil e completa.

Os dois não apresentam apenas diferença de funcionalidade, há também uma diferença significativa no preço. Em comparação a um scanner, o leitor de código de erros é um dispositivo muito barato. O scanner chega a custar, facilmente, três vezes mais. Alguns dos scanners mais modernos tem também cobrança de mensalidades devido ao suporte mensal incluso no serviço. É um importante investimento para uma oficina mecânica, que demonstra preocupação e compromisso ao oferecer o que há de melhor e mais moderno em termos de serviço ao cliente.

É preciso frisar que para o uso de ambas as ferramentas é preciso ter conhecimento técnico de como utilizá-las, já que qualquer erro pode prejudicar o funcionamento do veículo.

Resumindo

O scanner automotivo é uma ferramenta muito útil e importante para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotivo. Possui um software específico que estabelece a conexão entre o aparelho e os sistemas eletrônicos do veículo. Isso facilita não só o diagnóstico preciso e rápido, como também o reparo. Existem scanners capazes de atuar em uma alta variedade de veículos, como carros, motos, vans, pick-ups, caminhões e ônibus. O scanner automotivo também pode corrigir falhas de leitura e “zerar” todo o sistemasig, fazendo com que se possa montar novas estratégias de injeção e avanço de ignição. A depender do modelo, os scanners também atuam em sistemas suplementares do carro, como o ABS.

A Siga Bem, localizada em Rio do Sul e referência em serviços e produtos automotivos, mantendo o compromisso com sua visão de ser a melhor do segmento, já oferece este serviço de ponta aos seus clientes. Venha conhecer!

Agende seu horário Siga-Bem

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *