O que é o seguro DPVAT

O que é o seguro DPVAT

Vai ano vem ano e alguns pagamentos já estão orçados como o seguro DPVAT. Para muitos motoristas é uma cobrança desnecessária, para outros é algo que pode ser de utilidade em caso de acidente. A maioria dos motoristas desconhecem os benefícios do seguro DVPAT. Talvez por este motivo sejam contrários ao pagamento anual do seguro. Por isso, vamos esclarecer o que é o seguro DPVAT, qual a sua função e quais a condições para que eu possa fazer uso dele.

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que o seguro DPVAT é um seguro que cobre todos os acidentes ocorridos com automóveis. Mas não se engane, ele cobre apenas danos sofridos por pessoas sejam pedestres, motoristas e passageiros. Danos causados ao veículo não são compensados pelo seguro DPVAT, por isso é importante você ter um bom seguro em seu veículo.

Coberturas

São três as principais coberturas do DPVAT, reembolso de despesas médicas e hospitalares, indenização por invalidez permanente e indenização por morte, no caso de morte a família ou o companheiro tem direito a receber o seguro. Para que você possa receber a indenização do seguro são necessárias duas situações, o envolvimento em algum acidente de trânsito e estar enquadrado em uma das três coberturas. Documentação necessária para cada tipo de cobertura:

Você mesmo pode solicitar o seguro, não há necessidade de contratar terceiros para isso ou entrar com um pedido na justiça de indenização. Basta você acessar o site da seguradora Lider, selecionar o seu estado e encontrar o ponto de atendimento mais próximo. A Seguradora Líder-DPVAT oferece mais de 8 mil pontos de atendimento autorizados para que você mesmo possa dar entrada no pedido de indenização do Seguro DPVAT. Havendo cobertura e a documentação necessária estiver correta a indenização sai em até 30 dias. Você pode encontrar um perto de você, clicando aqui: http://bit.ly/pontoseguroDPVAT

Para onde vai o dinheiro do seguro?

O dinheiro recolhido através do seguro é repassado da seguinte forma, 50% do valor arrecado vai para o Governo Federal, 45% é destinado ao SUS (Sistema Único de Saúde) e 5% é destinado ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Só em 2015 cerca de 625 mil vítimas de transito foram beneficiadas com o seguro. Esperamos que tenha sanado todas as suas dúvidas, fique à vontade para entrar conosco caso queira esclarecer algo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *