Saiba os riscos de calibrar pneus de forma errada

Saiba os riscos de calibrar pneus de forma errada

Calibrar pneus de forma errada pode gerar mais problemas do que você imagina

Cuidar da saúde do seu carro é como cuidar da sua própria vida. Todos nós sabemos da importância de ter tudo em dia, mas muitos insistem em negligenciar os cuidados básicos. Esse descuido acaba ocasionando sérios problemas, tanto para você quanto para seu carro.

Mas, você sabe quais são os riscos que você corre ao calibrar de forma errada os pneus do seu carro? Vamos listar aqui os 6 principais e dar algumas dicas para que você possa garantir a sua segurança e de sua família na hora de utilizar o seu veículo.

  1. Sistema de frenagem piora: Com excesso de pressão ao frear o pneu poder perder atrito com o solo mais facilmente gerando assim um tempo mais longo de frenagem o que pode ocasionar acidentes.
  2. Queda da roda ou detalonamento: O pneu se for mal calibrado e estiver com baixa pressão pode sair do aro. O risco aumenta ainda mais quando o veículo está com carga excessiva ao fazer uma curva muito fechada.
  3. Aquaplanagem: Em uma pista molhada o veículo fica muito mais suscetível a aquaplanar, quando o pneu não é calibrado. Com pouca pressão ele tem mais contato com o a pista. Assim, não funcionando corretamente, ele perde o contato com o asfalto fazendo com que o veículo perca o controle sobre a água.
  4. Deterioração dos pneus: Com os pneus murchos cada buraco pode originar uma bolha na lateral do pneu, sem falar no excessivo desgaste por estar fora do padrão de calibragem.
  5. Sua SUV pode capotar: Naturalmente ao carregar a SUV você pode encher um pouco mais os seus pneus, mas ao final da viagem, com ela descarregada, é importante que faça a diminuição da calibragem. Isso porque com pneus mais cheios que o normal, ela pode começar a “quicar” e perder a estabilidade em certos terrenos.
  6. Consumo de combustível: Se a calibragem estiver muito abaixo do normal, o carro vai precisar trabalhar mais para manter o desempenho, resultando assim num aumento significativo no consumo de combustível.
  7. Deterioração de outras peças: Com a calibragem muito baixa os amortecedores passam a receber mais impacto do que deveria. Isso pode provocar danos graves a sua estrutura. Os freios também são outro componente que passam a sofrer mais desgastes na hora da frenagem.

Para que você possa evitar todos esses problemas e ter seu carro sempre em bom estado de uso listamos abaixo um check-list de boas práticas para ter mais segurança e tranquilidade antes de pegar a estrada:

  • Verifique a calibragem em média a cada 15 dias
  • Utilize a calibragem correta para seu veículo
  • Utilize o pneu indicado para cada tipo de solo
  • Evite a sobre carga do veículo
  • Fazer revisão de todo o veículo
  • Utilize o tamanho de pneu apropriado para seu veículo

Todas essas informações estão contidas no manual do fabricante do seu veículo. Vale a pena dar uma conferida nela para que você possa aproveitar ao máximo seu meio de transporte.

Você pode contar também com a equipe da Siga-Bem Automotiva. Estamos sempre prontos para atender suas necessidades, cuidamos do seu veículo como se fosse nosso.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *